BASQUETE FEMININO


A equipe de basquete feminino da Universidade Paulista conquistou sua primeira medalha de ouro na edição das Olimpíadas Universitárias – JUBs de 2012, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). De lá para cá, foi campeã paulista por oito vezes consecutivas e obteve a vaga estadual para os Jogos Universitários Brasileiros – JUBs em todas as edições realizadas (2012 a 2019).

Nas oito edições dos JUBs de que participou, sempre esteve no pódio:

- conquistou medalha de bronze em Aracaju (SE), em 2014, e Salvador (BA), em 2019;
- obteve medalha de prata em Goiânia (GO), em 2013, Uberlândia (MG), em 2015, e Cuiabá (MT), em 2016;
- conquistou o tricampeonato nacional, vencendo os JUBs de Foz do Iguaçu (PR), em 2012, de Goiânia (GO), em 2017, e de Maringá (PR), em 2018.

Vale destacar que em 2018 a equipe foi convidada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU para representar o Brasil nos jogos pan-americanos do FISU America Games, na cidade de São Paulo, conquistando a medalha de prata, perdendo na final para a forte seleção universitária dos Estados Unidos.

O basquete feminino está entre as modalidades da UNIP que firmaram parcerias no esporte de alto rendimento. Foram parcerias de sucesso as firmadas com a Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e, a última, com a Secretaria de Esportes de São Bernardo e o Instituto Brazolin – por meio desta, disputamos a Liga Nacional de Basquete Feminino.

Defendendo a tradicional camisa laranja e preta, tivemos em destaque atletas como: Nádia Colhado (participou da Seleção Brasileira na Olimpíada de 2012 e de 2016); Ariadna Capiró Felipe (medalha de ouro no Pan de 2003, com a seleção de Cuba); Vivian Cristina Lopes (medalha de bronze no Pan de 2003, com a Seleção Brasileira).

Em nosso atual elenco, contamos com as alunas Lays da Silva (medalha de ouro no Pan de 2019, com a Seleção Brasileira) e Patrícia Santos (ouro nos JUBs de 2012, prata em 2014 e bronze em 2014 e 2019).

Também destacamos o técnico Norberto “Borracha”, campeão em todos os títulos conquistados pela Universidade Paulista.

icon

Fale com a Atlética UNIP

O Departamento de Esportes – Atlética UNIP fica no Campus Indianópolis e é responsável pela área de esportes da Universidade Paulista em todo o Brasil.