ATLÉTICA UNIP | HISTÓRICO


Em maio de 1992, com o apoio da Reitoria, a Atlética UNIP foi constituída e começou a desenvolver atividades esportivas na Universidade Paulista com a inscrição em apenas dez modalidades na Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE).

Ao longo dos anos a Atlética UNIP trilhou um caminho de grandes conquistas no esporte, chegando a participar de campeonatos universitários com mais de 450 atletas, divididos em 30 modalidades esportivas diferentes.

Nestes 28 anos, além de marcar grande presença nos campeonatos universitários, a Atlética organizou campeonatos internos que chegaram a movimentar mais de cinco mil alunos por ano, com destaque para o Campeonato Interclasses de futsal, que, com forte cunho filantrópico, contribuiu na arrecadação de toneladas de alimentos e milhares de peças de roupa para a Campanha do Agasalho.

Em 2005, em uma parceria entre as principais entidades do desporto nacional, foi criada a Olimpíada Universitária – JUBs. A UNIP venceu as primeiras oito edições do evento e, após o término da parceria, continuou sagrando-se campeã finalizando o ano de 2019 com 15 títulos nacionais consecutivos!

Mas não só no esporte universitário a UNIP obteve êxito.

A partir de 2007 a Universidade Paulista entrou no esporte de alto rendimento com a parceria firmada para viabilizar a participação de uma equipe de futsal masculino no campeonato da Federação Paulista de Futsal e, com outros projetos no mesmo formato, incluiu a UNIP na nata do desporto nacional.

Ampliando a participação em outras modalidades no esporte de alto rendimento, a UNIP firmou parcerias com renomados clubes de São Paulo, como o Esporte Clube Pinheiros, o Club Athlético Paulistano, o Sport Club Corinthians Paulista, além das Secretarias de Esporte de diversas cidades como São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Santos.

Essas parcerias viabilizaram equipes esportivas fora do âmbito universitário que conquistaram títulos de grande visibilidade nacional, com destaque para as conquistas do bicampeonato da Liga Nacional de Handebol Feminino em 2016 e 2019; do Tricampeonato da Liga Nacional de Handebol Masculino; do Campeonato Paulista, da Liga Nacional de Futsal em 2016 e do Campeonato Nacional de Basquete (NBB) na temporada de 2017/2018.

Nesses anos de existência, tivemos alunos que conquistaram títulos mundiais, medalhas em Jogos Pan-Americanos, Universíades e Jogos Olímpicos. A participação destes atletas, representando o Brasil, engrandece a Universidade Paulista, que se sente honrada em contribuir para a formação acadêmica destes alunos, por meio da política de bolsas de estudo que permitiu a milhares de atletas obter uma profissão fora do esporte.

icon

Fale com a Atlética UNIP

O Departamento de Esportes – Atlética UNIP fica no Campus Indianópolis e é responsável pela área de esportes da Universidade Paulista em todo o Brasil.