LUTA OLÍMPICA (WRESTLING)


Luta olímpica é o nome dado a dois estilos de luta (livre e greco-romana) que são disputados nas Olimpíadas. Assim como a maratona, é um dos esportes mais antigos de que se tem registro. Embora não haja data precisa de origem, acredita-se que a luta começou a ser praticada no período Micênico da Grécia Antiga.

Registros e imagens da prática datados de 2000 a.C. indicam movimentos similares aos utilizados na luta olímpica dos dias de hoje. A expansão territorial dos romanos é apontada como um dos fatores de propagação da luta. Atribuem-se às tropas de Napoleão Bonaparte, no século XVII, novas regras e até mesmo a criação do nome greco-romano para o esporte. Nas tropas do comandante francês era obrigatório o aprendizado da luta.

A modalidade é nova na Universidade Paulista. Nossa primeira equipe foi criada em parceria com o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa da Prefeitura de São Paulo, em 2017. Nesse mesmo ano participamos da Liga do Desporto Universitário de Lutas, competição nacional realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP).

A Liga do Desporto Universitário de Lutas foi realizada pela CBDU em parceria com a Federação Universitária Paulista de Esportes – FUPE. Nossa primeira medalha veio com a aluna Isabelle Alves (medalha de ouro no estilo livre). Também conquistaram medalhas os alunos Leonardo Henrique C. Rosa (ouro no estilo greco-romano 63kg) e Roberto Queiroz (ouro no estilo livre até 60kg).

Em 2018, a Liga de Lutas foi realizada em Goiânia (GO), e a competição de luta olímpica foi classificatória nacional para o World University Wrestling Championship. Neste, nossos alunos conquistaram as seguintes colocações: Isabelle Alves (medalha de prata no estilo greco-romano 77kg e medalha de bronze no estilo livre 74kg); Leonardo Henrique C. Rosa (medalha de prata no estilo greco-romano -63kg e no estilo livre 65kg); Roberto Queiroz (medalha de ouro no estilo livre até 60kg); Marcelo Salustiano Junior (medalha de prata no estilo greco-romano 77kg e medalha de bronze no estilo livre até 72kg).

A CBDU realizou, em 2019, os JUBs Lutas na cidade de Brasília (DF). Nossa delegação, composta pelos alunos Isabelle Alves, Marcelo S. Junior, Beatriz Rodrigues dos Reis, Renato Patrício da Silva, Marcos Pereira de Oliveira Junior e Juan de Andrade Queiroz conquistou doze medalhas, sendo cinco de ouro, três de prata e quatro de bronze.

icon

Fale com a Atlética UNIP


@atleticaunip

O Departamento de Esportes – Atlética UNIP fica no Campus Indianópolis e é responsável pela área de esportes da Universidade Paulista em todo o Brasil.