SINUCA
A sinuca tem origem na Grã-Bretanha, em 1875. É uma variante dos jogos de bilhar. Pode ser jogada de forma individual ou em dupla. O objetivo do jogo é encaçapar (colocar num dos seis buracos da mesa) as bolas coloridas, dentro de uma sequência definida pelas regras. Para tanto, é usado um taco.
A dificuldade de cumprir o objetivo do jogo está no fato de que o jogador não pode usar o taco para golpear diretamente as bolas coloridas; deve usar a bola branca, a única na qual ele pode dar suas tacadas, para impulsionar as bolas coloridas em direção às caçapas. São utilizadas sete bolas coloridas e uma branca. As coloridas têm valores (em pontos) diferentes, sendo a preta a de maior valor. A medida das mesas brasileiras é de 2,84m por 1,42m.
Além de ser um esporte que conta com federações nacionais e internacionais, a sinuca também é fonte de lazer para todas as idades.
Durante três anos, na década de 1990, a Federação Universitária Paulista de Esportes – FUPE realizou campeonatos de sinuca que valiam pontos para o Troféu Eficiência Estadual.
A UNIP conquistou, na modalidade, o título dos Jogos Universitários Paulistas – JUPs por duas vezes consecutivas.