BADMINTON


O badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes e um espaço dividido por uma rede, o badminton possui suas peculiaridades. Em vez de uma bola, é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie. Ao contrário do que se possa imaginar, a volante atinge velocidade superior à de uma bola de tênis, podendo chegar a até 300km/h.

A modalidade exige um grande treinamento físico por parte dos atletas e envolve agilidade, coordenação e reflexo. Praticado por homens, mulheres e crianças, o badminton é considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo.

Em 2016, a UNIP participou da primeira seletiva estadual, mas, com o vice-campeonato paulista, não obteve a vaga do estado para o primeiro campeonato nacional da modalidade, que teve início no mesmo ano nos JUBs realizados na cidade de Cuiabá (MT), em que apenas o campeão estadual obteve vaga.

Já em 2017, no campeonato paulista, os atletas da UNIP conquistaram três das quatro vagas disputadas. Em Goiânia (GO), a modalidade fez parte dos JUBs Gerais, e a UNIP conquistou sua primeira medalha de ouro nas duplas mistas. Nossa delegação foi composta pelos alunos Felippe Curry (ouro dupla mista, prata dupla masculina e bronze individual); Vinicius Gori (prata dupla masculina) e Mariana Freitas (ouro dupla mista, prata individual e prata dupla feminina).

Em 2018, foram realizados os JUBs da modalidade na cidade de Vitória (ES). Novamente a UNIP obteve ótimos resultados, com os alunos Felippe Curry (ouro dupla mista, ouro dupla masculina e bronze individual); Vinicius Gori (ouro dupla masculina); e Mariana Freitas (ouro dupla mista e ouro individual).

Em 2019, a UNIP teve o melhor ano do badminton nos JUBs de Brasília (DF), conquistando três medalhas de ouro nas duplas (dupla mista, dupla feminina e dupla masculina), além de medalhas no individual. Nossas conquistas: Felippe Curry (ouro dupla mista, ouro dupla masculina); Vinicius Gori (ouro dupla masculina, prata dupla mista, bronze individual); Mariana Freitas (ouro dupla mista, ouro dupla feminina, prata individual) e Jeisiane Carvalho (ouro dupla feminina, ouro individual, prata dupla mista).

Atleta destaque da modalidade, o ex-aluno Guilherme Prado (Educação Física no Campus Chácara Santo Antônio) foi pentacampeão nacional e medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

icon

Fale com a Atlética UNIP

O Departamento de Esportes – Atlética UNIP fica no Campus Indianópolis e é responsável pela área de esportes da Universidade Paulista em todo o Brasil.