GINÁSTICA


No calendário esportivo universitário já foram realizadas competições de ginástica artística e ginástica rítmica.

A ginástica rítmica, também conhecida como GR é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Praticada apenas por mulheres em nível de grandes competições, mas já existe a prática masculina, a qual vem crescendo aos poucos.

A modalidade da ginástica rítmica entrou no calendário do esporte universitário nacional pela primeira vez nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs, na edição realizada na cidade de Aracaju (SE) em 2004.

A UNIP foi representada pela aluna Janaína Oliveira Gomes, do curso de Educação Física do Campus Cidade Universitária. Janaína, que ficou entre das dez melhores atletas do Brasil em sua categoria, participou das competições de arco, bola, maças e fita.

Na Ginástica Artística as competições universitárias masculinas contam com as seguintes provas: solo, cavalo com alças, argolas, salto sobre a mesa, barras paralelas simétricas e barra fixa.

No esporte de alto rendimento a UNIP teve o aluno Caio Souza, campeão panamericano em Lima 2019, que conquistou três medalhas de ouro no Pan de ginástica no Rio em 2021. A modalidade GA ainda teve seu maior representante, o aluno Arthur Nory que foi campeão mundial na prova de Barra Fixa em 2019 e conquistou a medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 na prova de Solo.

icon

Fale com a Atlética UNIP

O Departamento de Esportes – Atlética UNIP fica no Campus Indianópolis e é responsável pela área de esportes da Universidade Paulista em todo o Brasil.