LUTA DE BRAÇO
                             A luta de braço (também conhecida como quebra de braço, braço de ferro ou queda de braço) é uma atividade esportiva em que dois contendores, com um dos cotovelos apoiados sobre superfície horizontal, enlaçam as mãos ou os punhos, e cada um, aplicando força muscular, tenta fazer o adversário desdobrar o braço. 
							 
  
A origem da luta de braço é imemorial, pois há registros dessa prática em gravuras, pinturas, estátuas feitos pelas mais antigas civilizações. 
						
	   
A partir da década de 1950, a luta de braço começou a se popularizar no Brasil. Em 1977, oficializou-se no País e, em 1994, foi fundada a Confederação Brasileira de Luta de Braço – CBLB. 
							
   
A UNIP participou de campeonatos na modalidade, que já fez parte do programa esportivo universitário da Federação Universitária Paulista de Esportes – FUPE. 
						
	   
Nossa equipe contou com a aluna Maria Cristina Bognár, que, formada em direito, foi heptacampeã mundial pela WAF com o braço direito no Brasil (1995), Egito (1998), na Rússia (1999), nos EUA (2000), na Itália (2001) e no Japão (2005) e também conquistou o título de campeã mundial pela WAF com o braço esquerdo no Japão (2005).  
                           
 
                       
                       
        