WUSHU


A modalidade de luta wushu, também chamada de sanda, é uma forma de luta corpo a corpo chinesa moderna, um sistema de autodefesa e um esporte de combate. Possui regulamento próprio, criado de modo a proteger a integridade física do atleta e a permitir que ele desenvolva suas técnicas de modo seguro, num contexto em que o combate real espelha as regras com precisão.

A prática do sanda, como esporte de combate, teve seu início em 1990, ano em que o comitê organizador dos XI Jogos Asiáticos o incluiu na lista de esportes oficiais de competição. Nesse mesmo ano, foi fundada a Federação Internacional de Wushu – IWUF, que é encarregada de dirigir o crescimento do esporte e difundi-lo, determinando suas regras.

Existem, dentro do wushu, rotinas nas quais o praticante utiliza armas chinesas e rotinas executadas com as mãos livres, isto é, aquelas nas quais não são as noções de distância e orientação a proverem o atleta de um melhor nível de armas utilizadas.

A modalidade é nova no calendário do esporte universitário. Nossa primeira atleta é a aluna Andréa Teodora, que estuda Educação Física e foi eleita atleta destaque da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU em 2019.

Nos campeonatos universitários, nossa aluna, que participou da Universíade de Taipei em 2017, conquistou vários títulos: é tetracampeã brasileira universitária (2016, 2017, 2018 e 2019) e medalha de ouro nos JUBs 2019, em Brasília (DF).

Andréa também conquistou os seguintes títulos internacionais: vice-campeã de mãos e armas no campeonato pan-americano de 2018 e bicampeã de mãos e armas nas edições do campeonato sul-americano de 2015 e 2016.

icon

Fale com a Atlética UNIP

O Departamento de Esportes – Atlética UNIP fica no Campus Indianópolis e é responsável pela área de esportes da Universidade Paulista em todo o Brasil.