JIU-JÍTSU


Jiu-jítsu, termo que pode ser traduzido como “arte versátil, suave”, é uma arte marcial de origem incerta. No jiu-jítsu, usa-se a força e o peso do adversário contra ele, sendo permitido, inclusive, lançar o adversário em queda. São utilizados golpes traumáticos e de defesa pessoal, porém a principal característica da modalidade são os golpes que buscam neutralizar e imobilizar o adversário através de golpes de articulação, como estrangulamentos e torções de articulações como braço, tornozelo etc. É permitido o uso dessas técnicas de luta de chão, com ambos os lutadores deitados.

Essa modalidade fez parte das competições esportivas dos Jogos Universitários Brasileiros de Lutas em Goiânia, em 2018. No torneio, cerca de quarenta atletas representaram nove unidades da Federação – Ceará, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins –, nos naipes masculino e feminino, e nossa aluna Karla Leticia de Almeida subiu no posto mais alto do pódio, após se sagrar campeã da categoria 64 kg faixa azul.

No naipe masculino, a Universidade Paulista se fez presente com o aluno Matheus Onda, medalha de ouro na sua categoria. Onda se tornou bicampeão universitário com os títulos conquistados em Goiânia (2018) e Brasília (2019).

Além dos atletas, a UNIP também destaca o técnico principal da modalidade, o Mestre Marco Antônio Barbosa, conhecido como Barbosinha, que já foi atleta da seleção brasileira, o que lhe rendeu a vaga para os Jogos Pan-Americanos de Cuba e o Campeonato Mundial da Espanha, em 1991. Atuando como atleta do Esporte Clube Pinheiros, conquistou diversos títulos nacionais.

icon

Fale com a Atlética UNIP

O Departamento de Esportes – Atlética UNIP fica no Campus Indianópolis e é responsável pela área de esportes da Universidade Paulista em todo o Brasil.