TÊNIS DE MESA
O tênis de mesa é um dos esportes mais populares no mundo, se considerado pela quantidade de jogadores. Também chamado de pingue-pongue e mesatenismo, teve seu início na Inglaterra do século XIX. Ainda considerado um dos esportes com a bola mais veloz do mundo, sua raquete pode produzir uma força motriz de grande efeito.
A modalidade foi implementada nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs de 2016 e nela, desde então, a Universidade Paulista conseguiu diversos títulos. No cenário paulista, a Federação Universitária Paulista de Esportes – FUPE sempre realizou competições anuais. Nos últimos anos, os atletas da UNIP também participaram dos campeonatos organizados pelo Novo Desporto Universitário – NDU.
Em 2018, foi realizado, em São Paulo, o 1° FISU America Games. Diversos alunos da UNIP foram convocados para representar o Brasil nesse evento.
O FISU America Games também foi pioneiro no paradesporto. Pela primeira vez, para-atletas universitários tiveram a chance de representar seu país em um evento internacional. Conquistamos a medalha de ouro nesse evento com nosso principal destaque, o aluno mesa-tenista Carlos Carbinatti, que participou das Paraolimpíadas de Londres, em 2012, da Olimpíada Rio 2016 e está classificado para a Olimpíada de Tóquio 2021.
Entre os diversos alunos mesa-tenistas que participaram de eventos esportivos pela UNIP, também destacamos: Silnei Fernando Yuta (bicampeão pan-americano em Cuba, em 1991, e na Argentina, em 1995, e tricampeão sul-americano – 1990, 1992 e 1994); Gustavo Kenzo Yokota (o aluno fez parte da Seleção Brasileira Universitária que participou da Universíade em Taipei, na Tailândia, em 2017).
Destacamos também o responsável técnico da modalidade, Hugo Suzuki (como atleta, participou do mundial universitário na China, em 2000, e do sul-americano no Chile, em 2004, além de ter sido campeão paulista, brasileiro, dos Jogos Regionais e Jogos Abertos; como dirigente, foi organizador dos Jogos Pan-Americanos 2007 e dos campeonatos Aberto do Brasil, sul-americano, latino-americano, brasileiro e paulista; hoje é Vice-Presidente da Federação Paulista de Tênis de Mesa e Diretor de Tênis da UNIP).