RUGBY
Uma das modalidades mais tradicionais, o Rugby da UNIP teve sua primeira equipe na primeira metade da década de 1990 e, desde então, tornou-se uma das referências no rugby universitário, tanto no tradicional Rugby XV (Union) como na modalidade Seven, ou 7s (olímpica).
Ao longo de sua trajetória, passaram pela equipe atletas que fizeram história não apenas na Universidade Paulista, mas também na Seleção Brasileira e em seus respectivos clubes, como Antônio Gorios Filho (Tonhão), Fernando Portugal (Portugal), Erick Cogliandro (Putim) e André Luiz Nascimento (Boy).
A equipe foi campeã brasileira universitária na modalidade 7s nas quatro oportunidades em que disputou – nas edições de: Brasília, em 2013; São José dos Campos, em 2016; São Paulo, em 2017; e Recife, em 2018 (campeonatos realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU).
Além de ser destaque nacional, em 2016, em oportunidade ímpar no cenário universitário brasileiro, o Rugby da UNIP venceu o Red Bull Uni 7s e se classificou para a disputa do campeonato mundial da categoria, representando o Brasil contra os melhores do mundo na cidade de Bath, na Inglaterra.
No Rugby XV não foi diferente, uma vez que a equipe da UNIP venceu por onze vezes o campeonato paulista universitário organizado pela Federação Paulista de Rugby, sendo, inclusive, a atual campeã.
Além das equipes de competição, a modalidade também permite a participação de alunos que queiram fazer parte do time, desde os mais experientes até aqueles que nunca tiveram contato com o esporte, para que possam se desenvolver.
Os treinos são realizados aos sábados, das 09h30 às 12h00, na Praça do Obelisco, em frente ao Parque do Ibirapuera.