NATAÇÃO


Representando modalidade mais premiada da Universidade Paulista, a equipe de natação exerce hegemonia no estado de São Paulo, conquistando desde 2005 todos os títulos de campeã paulista e, consequentemente, enviando a maior delegação de atletas para disputa nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs.

Além das diversas conquistas de títulos no Campeonato Paulista Universitário, realizado pela Federação Universitária Paulista de Esportes – FUPE, o naipe masculino conquistou a primeira colocação em todos os JUBs disputados de 2005 a 2019.

Com exceção da medalha de prata conquistada nos JUBs de 2010, em Blumenau (SC), nas demais quatorze edições do torneio, as alunas da Natação da UNIP sempre conquistaram medalha de ouro.

Em 2012, o aluno-atleta Henrique Martins brilhou nas piscinas das Olimpíadas Universitárias, conquistando ouro em todas as provas disputadas e sendo eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro o melhor atleta universitário do Brasil.

Toda essa força nas piscinas vem de um trabalho desenvolvido em parceria com o Esporte Clube Pinheiros e o Sport Club Corinthians Paulista.

A modalidade contou com técnicos renomados que participaram de diversas edições dos Jogos Olímpicos.

Em 2007 e 2008, a equipe foi comandada por Alberto Pinto Silva, o Albertinho, que foi head coach do Esporte Clube Pinheiros e do atleta Cesar Cielo, tendo participado da Olímpiada de Pequim 2008 e da Olímpiada de Londres 2012.

A partir de 2009, o comando da Natação da UNIP ficou a cargo de Carlos Matheus, que, técnico de grande destaque no cenário nacional, foi técnico de Thiago Pereira e head coach da equipe do Sport Club Corinthians Paulista.

Entre os alunos de destaque que fizeram parte da equipe da UNIP nesses anos, listamos: Daniela Panise (campeã brasileira universitária, campeã paulista e vice-campeã brasileira nas provas de 100 e 200 metros do nado borboleta); João Gomes Junior (campeão dos Jogos Mundiais Militares, campeão pan-americano); Felipe França (representante do Brasil em três olimpíadas, sete vezes campeão mundial e duas vezes recordista mundial); Leonardo Coelho Santos (medalhista pan-americano, campeão e recordista mundial no revezamento 4x200 livre); Daynara de Paula (representou o Brasil em três olimpíadas); Fernando Silva (campeão brasileiro, sul-americano, pan-americano e campeão da Copa Latina de Natação, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e foi medalhista na Universíade de 2007); Guilherme Basseto (medalhista mundial militar, representou o Brasil em duas Universíades); Gabriel Santos (representou o Brasil na Olimpíada Rio 2016); Larissa Martins de Oliveira (conquistou dez medalhas em jogos pan-americanos); Brandonn Almeida (representou o Brasil na Olimpíada Rio 2016 e foi medalhista em campeonato mundial e em jogos pan-americanos); e Nicholas dos Santos (recordista mundial 2019/2020 e quatro vezes campeão mundial).

icon

Fale com a Atlética UNIP

O Departamento de Esportes – Atlética UNIP fica no Campus Indianópolis e é responsável pela área de esportes da Universidade Paulista em todo o Brasil.