PERGUNTAS FREQUENTES

1- Como faço para fazer parte da Atlética UNIP?

2- Qual o processo para entrar em uma das equipes da Atlética UNIP?

3- Como posso ter bolsas de estudos como atleta da UNIP?

4- Estudo em um campus da UNIP fora de São Paulo, mesmo assim posso fazer parte da equipe?

5- Pratico uma modalidade que não faz parte da Atlética UNIP.

6- Como faço para montar uma Atlética no meu Campus?


1- Como faço para fazer parte da Atlética UNIP?


Qualquer aluno da UNIP (de qualquer curso e campus) pode fazer parte da Atlética UNIP. A Universidade Paulista têm equipes nas diversas modalidades que fazem parte dos campeonatos universitários que a Federação Universitária Paulista de Esportes -  FUPE  realiza.

O aluno interessado em fazer parte das equipes de competição deverá procurar uma modalidade (ou mais) que tenha interesse em participar, pois cada uma terá um processo diferente de seleção.
É necessário ressaltar que hoje o nível técnico das equipes principais, devido a parceria da UNIP com clubes e prefeituras, é muito alto. Com isso, apesar das seletivas serem abertas, sugerimos que participem das mesmas apenas os alunos que praticam a modalidade de forma contínua (federados ou filiados em entidades do desporto) para que os mesmos tenham mais chances de aprovação.



2- Qual o processo para entrar em uma das equipes da Atlética UNIP?

- Nas modalidades basquete, vôlei, futsal, handebol (masc/fem) e futebol de campo (masc)
As datas, horários e locais das seletivas estarão publicados no site da Atlética no LINK TREINOS (sempre no final do mês de Fevereiro).

Não existe nenhum tipo de inscrição. Os alunos deverão comparecer às seletivas com no mínimo 30 minutos de antecedência e participar dos testes, onde os técnicos avaliam o desempenho de cada aluno.

- Nas modalidades Jiu-Jitsu, Tae Kwon Dô, Karatê e Rugby
Geralmente não são realizadas seletivas.
Os técnicos preferem que o aluno interessado compareça nos dias de treinos (Link TREINOS).
OBS: Em algumas modalidades individuais publicaremos alguns dados (índices de natação e atletismo) para facilitar a análise do aluno sobre se o seu tempo está compatível com o da equipe da Universidade.


- Nas modalidades Xadrez, Tênis de Mesa, Beisebol, Judô e Natação
Não são realizados treinos.
As equipes são formadas através de seletivas realizadas caso haja a necessidade.
Olha no link TREINOS.


3- Como posso ter bolsas de estudos como atleta da UNIP?

Para todos os alunos que competem pela UNIP nos campeonatos universitários realizados pela Fed. Universitária Paulista de Esportes – FUPE ou pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU, são distribuídas bolsas de estudos (descontos nas mensalidades), que variam de acordo com a modalidade.


Assim que o aluno é convocado para fazer parte da equipe da UNIP o técnico irá definir uma porcentagem de bolsa que será dada durante aquele ano.

Para as modalidades de quadra e também para as demais modalidades que fazem parte da Olimpíada Universitária – JUBS (Natação, Atletismo, Judô e Xadrez) os descontos são MENSAIS. Já para as outras modalidades o desconto varia conforme a freqüência dos campeonatos.


4- Estudo em um campus da UNIP fora de São Paulo, mesmo assim posso fazer parte da equipe?

Sim, porém os treinos e as competições são realizados apenas em São Paulo, normalmente nos finais de semana.

Temos muitos atletas de campus como: São José dos Campos, Campinas, Santos, Jundiaí, Sorocaba etc, que participam das competições, treinam e possuem suas bolsas normalmente.
O ideal nesse caso é conversar com o diretor ou técnico da modalidade para que ele avalie seu caso e veja o que pode ser feito. Normalmente eles estipulam o mínimo de treinos e jogos que você terá que participar.
Entretanto, essa possibilidade geralmente torna-se viável quando o campus do interior é próximo da capital e a modalidade praticada é individual (natação, judô, atletismo etc) pois o aluno geralmente treina em sua cidade durante a semana e nos finais de semana encontra-se com toda a equipe universitária. Se o seu campus é longe da capital ou fora do estado, verifique se a questão abordada na pergunta 6 pode ser uma alternativa para viabilizar sua sua prática esportiva.



5- Pratico uma modalidade que não faz parte da Atlética UNIP.

NAS MODALIDADES, BOLICHE, CAPOEIRA, LUTA OLÍMPICA, SURF, TÊNIS DE CAMPO, REMO E PÓLO AQUÁTICO, não teremos nenhuma equipe formada este ano, devido ao fato da modalidade ter ficado fora do calendário esportivo realizados pela Fed. Universitária Paulista de Esportes - FUPE.

Como a própria Federação não tem previsão de retorno dessas modalidades, não podemos oferecer bolsas e manter os treinos.

Se vc pratica alguma dessas modalidades mande um e-mail para atleticaunip@uol.com.br, com seus dados (nome, modalidade de interesse, telefone) para que possamos entrar em contato, caso tenha algum campeonato.

Com relação à outras modalidades não especificadas aqui (Hipismo, Vela, Motociclismo, Patinação Artísitca etc) caso você queira, pode enviar o seu currículo esportivo ao Depto. de Esportes – Atlética UNIP, que caso a mesma seja inserida no circuito universitário nós entraremos em contato com você.

6- Como faço para montar uma Atlética no meu Campus?

As Atléticas ou AAAs, na verdade são Associações Atléticas Acadêmicas que representam os alunos de um determinado curso ou Campus com objetivos específicos voltados a participação esportiva.

Para que você compreenda melhor, a Atlética UNIP atua em conjunto com o Departamento de Esportes da Universidade Paulista e é responsável por organizar os campeonatos internos da Universidade assim como montar as seleções que representam a UNIP nos diversos campeonatos esportivos estaduais, nacionais e internacionais.

A Universidade Paulista, além da Atlética UNIP, tem diversas atléticas citando como exemplo as entidades dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Odonto e também atléticas de outros campi como a Atlética UNIP Santos e a Atlética UNIP Brasília.

Como o Departamento de Esportes não tem estrutura para coordenar atividades fora da capital e das cidades próximas, muitas vezes a constituição dessas Associações permite que uma entidade com personalidade jurídica seja criada e, assim, seus alunos filiados participem de campeonatos específicos realizados no interior de São Paulo e outros estados do Brasil, minimizando o problema abordado na pergunta 4 (Sobre estudar em um campus no Interior).

Para mais informações sobre a constituição de uma AAA acesse o site do CEDETE, serviços de pessoa jurídica / associações. (www.cedete.com.br).

OBS: Antes de pensar em constituir uma Associação e investir trabalho e recursos nesse projeto verifique junto ao CA do seu curso se já não existe uma AAA constituída.

APOIO

UNIP NDU Corinthians CBDU Rádio MIX ALFA Formaturas Esporte Clube Pinheiros Metroball São Bernardo do Campo Club Athletico Paulistano Osasco

Social: