Notícias

Melhor performance da história marca 12º título da UNIP no JUBs

Finalista em todas as modalidades coletivas, Universidade Paulista conquista Dodecacampeonato da maior competição universitária do país

09/01/2017 | por:

Com uma performance incrível a UNIP finalizou essa edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) garantindo medalhas em todas as modalidades que participaram nos jogos. Ao total, a Universidade Paulista conquistou 77 medalhas nas modalidades individuais e coletivas - sendo 45 de ouro, 21 de prata e 11 de bronze. O resultado em Cuiabá (MT), foi marcado pelo recorde estabelecido pela UNIP, que teve a maior pontuação da história da competição.

Com sete das oito vagas do Estado de São Paulo para os JUBs, nossos atletas conseguiram o feito histórico de obter a classificação para a final de todas as modalidades disputadas, conquistando quatro medalhas de ouro e três de prata.

O basquete masculino foi superação do início ao fim na competição. Após a suada classificação no primeiro lugar da chave, a equipe venceu a UFRJ-RJ por 70 X 63 nas semifinais e, em seguida, protagonizou uma final de tirar o fôlego contra a CEUB-DF, quando conquistou o ouro ganhando com apenas três pontos à frente do placar.

Com 100% de aproveitamento na fase de grupos batendo as equipes da Universo-RJ (3x2), FLF-CE (5x2) e UNINASSAU-PE (2X1), nossos alunos do futsal masculino venceram e Estácio-GO (7x1) na semifinal e conquistaram o título após uma virada emocionante. Depois de finalizar o primeiro tempo perdendo por 3x 2 para a UNINASSAU-PE, a UNIP buscou a título e venceu o jogo por 6x2, com destaque para Lucas Rozenski, que garantiu o gol da reação.

Os gigantes do handebol masculino confirmaram o favoritismo com o pentacampeonato da competição. A semifinal contra a UNINASSAU-PE foi o maior desafio da equipe paulista, que conseguiu avançar na busca do título nos minutos finais de jogo e garantir o placar de 32 X 29. A final foi um reencontro com a equipe da UNIVALI-SC, que arrancou um empate com a UNIP na fase de grupos. Desta vez, nossos alunos não deram chance aos adversários e conquistaram o quinto título da modalidade vencendo com 12 gols à frente.

O último título da UNIP nas quadras foi inédito. O vôlei masculino fez uma campanha memorável e perdeu apenas dois sets durante toda a competição. Na semifinal o time desbancou a UNOESC-SC por 3 x 0 (Parciais: 25X23 ‐ 25X20 ‐ 25X16) e, na final, repetiram o placar contra a UNIVERSO-RJ (Parciais: 25X18 ‐ 25X15 ‐ 25X17), subindo no lugar mais alto do pódio.

As meninas do basquete não tiveram muitas dificuldades até chegar ao principal objetivo: uma vaga na final. A equipe levou a invencibilidade para a decisão após vencer a semifinal contra a UCDB-MS. A UNINASSAU-PE, porém, foi superior na final e a UNIP ficou com o vicecampeonato após a partida terminar em 50 X 66.

O handebol feminino fez uma competição muito equilibrada. Na semifinal contra a AESO/BARROS MELO‐PE, as alunas da UNIP vibraram do início ao fim e não deixaram o bom ritmo cair, vencendo a partida em 26 X 18. Na final, as alunas da Universidade Paulista fizeram uma partida inesquecível contra a UNC-SC, mas acabaram com a prata após a derrota por apenas 2 bolas na prorrogação.

A campanha do vôlei feminino foi impecável até a decisão. Até semifinal a UNIP não havia perdido um set sequer. Após vencer a UNIFOR-CE na disputa pela vaga na final, as alunas paulistas enfrentaram as adversárias de longa data, a UNOCHAPECO-SC. Desta vez, as catarinenses levaram a melhor e deixou a UNIP com o vicecampeonato.

Resumo das Individuais:

Antes do início das modalidades de quadra, a UNIP fechou a primeira etapa dos jogos com 70 medalhas, sendo 41 ouros, 18 pratas e 11 bronzes. As equipes do basquete 3x3 surpreenderam na primeira fase e conquistaram um título inédito. Além disso, o futebol virtual fez uma excelente estreia, levando duas pratas para a Universidade – uma no feminino e outra no masculino.

Quem também contribuiu para a grande atuação da UNIP na primeira fase foi o resultado expressivo da natação, o carro-chefe da delegação, com 46 medalhas. A equipe mais vitoriosa da história do JUBs confirmou o favoritismo e ergueu, novamente, os troféus no masculino e feminino por equipes.

Nos tatames, os atletas da UNIP foram os grandes protagonistas da competição. A UNIP venceu todas as lutas na categoria por equipes, conquistando o ouro em ambos os naipes. A pontuação somou-se às lutas individuais, trazendo a classificação geral em primeiro lugar para a equipe do Judô.

No tênis, Antonin Haddad conquistou o bicampeonato para a UNIP na modalidade com muita classe. Foram 3 jogos e apenas 1 set perdido.  A primeira participação de Alessandra Mecchi também não passou em branco, e a atleta da Universidade Paulista garantiu o bronze na competição.

Este ano os tabuleiros foram dominados por Vitória Ramillo que garantiu o ouro com uma boa vantagem, seguida por Thauane Ferreira, medalha de prata. O resultado das atletas elevou a pontuação geral no ranking, dando à UNIP o primeiro lugar por equipes. No masculino, Ivan Mesquita ficou com o bronze.

Outras modalidades estreantes na competição fizeram bonito nos primeiros dias do JUBs. Com a brilhante atuação de Erika Oliveira e July Ferreira na corrida 10 Km, o pódio foi marcado por uma dobradinha da UNIP, com a primeira e segunda colocação, respectivamente. No masculino, o aluno Raphael Moura ficou com a prata.

E sua primeira participação, o mesmo feito aconteceu no tênis de mesa paraolímpico, com os atletas Luiz Manara e Paulo Sérgio com o ouro e a prata, nesta ordem.

Os 64º JUBs foram realizados na cidade de Cuiabá-MT entre os dias 2 e 13 de novembro e contaram com a participação de 4,5 mil atletas e de 86 instituições de ensino de todo o Brasil. A competição é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado de Mato Grosso e apoio da Prefeitura de Cuiabá.

APOIO

UNIP NDU Corinthians CBDU Rádio MIX ALFA Formaturas Esporte Clube Pinheiros Metroball São Bernardo do Campo Club Athletico Paulistano Osasco

Social: