HISTÓRIA

Em maio de 1992, a Atlética UNIP voltou ao cenário do esporte após vários anos de ausência nos campeonatos universitários. A partir daí, com o apoio da Reitoria da Universidade Paulista, começamos a desenvolver nossas atividades com a inscrição em apenas dez modalidades esportivas, na Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE).

A partir de 1996, passamos também a participar de outros campeonatos universitários não vinculados à FUPE, e tantos outros que foram realizados durante esses vinte anos de atividades.

Em 2007 a UNIP entrou no esporte de alto rendimento com a parceria firmada para viabilizar a participação de uma equipe de futsal masculino no campeonato da Federação Paulista de Futsal.

Ampliando a participação em outras modalidades no esporte de alto rendimento a UNIP firmou parcerias com renomados clubes de São Paulo, como o Esporte Clube Pinheiros, o Club Athlético Paulistano e o Sport Club Corinthians, além das Secretarias de Esporte das cidades de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e Osasco.

Essas parcerias viabilizaram equipes esportivas que conquistaram importantes títulos fora do âmbito universitário, com destaque para o título da Taça Brasil de Futsal Masculino em 2012 e do Tricampeonato da Liga Nacional de Handebol Masculino.

Desde o início de nossas atividades, a Atlética UNIP trilhou um caminho de grandes conquistas no esporte, chegando a participar dos campeonatos universitários com mais de 450 atletas, divididos em mais de 30 modalidades esportivas diferentes.

O trabalho que começou a ser desenvolvido em 1992, com a organização de campeonatos internos de futsal e vôlei, juntamente com a organização de nossas primeiras equipes de competição, foi o começo de um importante passo para que a UNIP conseguisse atingir a participação de mais de seis mil alunos por ano em suas atividades esportivas.

Nossas reuniões, feitas em salas de aula até 1993, ganharam um novo espaço no 5º andar do Campus Luis Goes. A partir de 1998, o Departamento de Esportes mudou de local por duas vezes e hoje está situado na Rua Luis Goes, ao lado do Campus Indianópolis.

A Atlética UNIP, atual Departamento de Esportes da Universidade Paulista, além de ter grande presença nos campeonatos universitários e de alto rendimento também organiza anualmente dois campeonatos internos de futsal, com 170 equipes inscritas e forte cunho filantrópico, assim como outros eventos pontuais como a Olimpíada Intercursos, com a participação das oito melhores Atléticas da Universidade; o Torneio Universitário de Judô; entre outros eventos esportivos internos dos quais você poderá participar.

A Universidade Paulista é única Instituição de Ensino Superior Octacampeã da Olimpíada Universitária – JUBs, evento nacional organizado pela parceria entre a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o Ministério do Esporte, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e as Organizações Globo, com a participação de mais de 400 universidades públicas e particulares de todo o Brasil.

A Olimpíada Universitária – JUBs foi concebida para ser realizada em um período de dois ciclos olímpicos (quatro anos), totalizando oito anos de atividades esportivas universitárias nacionais.

A UNIP manteve 100% de aproveitamento em todas as oito edições do evento obtendo o maior número de medalhas nas edições de Recife-PE (2005), Brasília-DF (2006), Blumenau-SC (2007), Maceió-AL (2008), Fortaleza-CE (2009), Blumenau-SC (2010), Campinas-SP (2011) e Foz do Iguaçu-PR (2012).

Nesses anos de existência, também passaram pela UNIP grandes atletas de importantes clubes do Brasil. A participação deles representando a universidade, engrandece o esporte universitário paulista e, através de benefícios dados pela Instituição, eles conseguiram atingir sua formação acadêmica por meio do esporte.

Aqui, em nossa página, você conhece um pouco do que acontece na Universidade Paulista e toda a nossa proposta de divulgar cada vez o esporte universitário dentro e fora da universidade.

APOIO

UNIP NDU Corinthians CBDU Rádio MIX ALFA Formaturas Esporte Clube Pinheiros Metroball São Bernardo do Campo Club Athletico Paulistano Osasco

Social: