BASQUETE MASCULINO
Representando modalidade vencedora da UNIP, a equipe de basquete masculino foi responsável por uma das medalhas de ouro conquistadas na primeira edição das Olimpíadas Universitárias – JUBs, em 2005, na cidade de Recife (PE), em jogo histórico, decidido na prorrogação, com transmissão ao vivo pelo SporTV.
Além de conquistar diversos títulos estaduais, a modalidade foi três vezes campeã nacional, tendo conquistado os Jogos Universitários Brasileiros – JUBs em Recife (PE), em 2005; Blumenau (SC), em 2007; e Cuiabá (MT), em 2016.
O basquete masculino está entre as modalidades da UNIP que firmaram parcerias no esporte de alto rendimento. Em 2013, foi firmada parceria com o Club Athletico Paulistano, que é atualmente uma das principais forças do cenário nacional.
Nessa parceria com o Club Athletico Paulistano, a equipe conquistou o título do campeonato paulista de 2017; foi vice-campeã brasileira na NBB em duas oportunidades – contra o Flamengo, na temporada de 2013/2014, e contra o Bauru, na temporada de 2016/2017 – e sagrou-se campeã nacional na temporada 2017/2018, conquistando o título mais importante do Brasil ao vencer a equipe de Mogi, levando o troféu de campeã da NBB.
A modalidade teve técnicos de grande destaque, como Marcelo Ribeiro e Gustavo de Conti (“Gustavinho”).
Defendendo a tradicional camisa laranja e preta, tivemos em destaque atletas como Luiz Felipe, Gustavo Lima (“Gustavinho”) e Fernando Fischer.