SALTOS ORNAMENTAIS


Salto ornamental é um esporte individual que consiste em saltar de uma plataforma elevada fixa ou de um trampolim, em direção a uma piscina, realizando uma série de movimentos acrobáticos e estéticos.

A altura da plataforma, em competições, chega a 10 metros. Os saltos são avaliados por sete juízes, que atribuem notas de 0 a 10 considerando quesitos como dificuldade nas manobras e posicionamento do atleta ao cair na água. Cada atleta salta três vezes, sendo que são descartados o melhor e o pior salto. A nota é a média das notas dos sete juízes.

A modalidade nunca fez parte do programa universitário esportivo estadual, mas, por diversas vezes, teve etapas nacionais realizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU.

A Universidade Paulista conquistou diversos títulos com o atleta olímpico Cassius Duran, aluno do curso de Educação Física do Campus Indianópolis.

Duran também fez parte da Seleção Nacional, tendo conquistado os seguintes resultados: diversas vezes campeão brasileiro adulto; sete vezes campeão sul-americano; sétimo lugar no pan-americano de Winnipeg, em 1999; sexto lugar no Campeonato Mundial na Espanha, em 2002; quarto lugar na Olimpíada de Sidney 2000; medalha de prata no pan-americano Santo Domingo, em 2003; quarto lugar nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007; participação na Olimpíada de Pequim 2008.

icon

Fale com a Atlética UNIP

O Departamento de Esportes – Atlética UNIP fica no Campus Indianópolis e é responsável pela área de esportes da Universidade Paulista em todo o Brasil.