PARADESPORTO
O paradesporto se faz presente na Universidade Paulista e tem como destaque, no cenário mundial, o aluno Carlos Alberto Carbinatti Júnior, que é atleta da Seleção Paralímpica Brasileira desde 2009.
Carlos, que cursa Farmácia no Campus Limeira, já disputou duas paralimpíadas (2012 e 2016) e está classificado para os Jogos Olímpicos Tóquio 2021. No campeonato universitário, nosso atleta disputou os Jogos Universitários Brasileiros – JUBs de 2017, 2018 e 2019 e o 1° FISU America Games, campeonato pan-americano realizado no Brasil em 2018. Carbinatti se consagrou campeão em todas as competições disputadas representando a UNIP.
Paralimpíadas Universitárias: em 2019, foram realizadas as Paralimpíadas Universitárias no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e a UNIP conquistou o título de campeã geral da competição. Conquistamos 80 pontos, obtendo medalha de ouro no basquete 3x3 e na bocha.
As Paralimpíadas Universitárias são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro –CPB, com apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU, da Secretaria de Esporte, Lazer e Inclusão Social do Governo Federal, do Governo do Estado de São Paulo, do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF e da Prefeitura Municipal de São Paulo.
O evento tem como objetivo estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual ou intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, para promover a ampla mobilização em torno do esporte. Na competição, são disputadas oito modalidades: atletismo, bocha, basquete 3x3, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.