TAEKWONDO
O taekwondo é uma modalidade de arte marcial de origem sul-coreana que chegou ao Brasil em 1970. Teve seu ápice no País nas décadas de 1980 e 1990 e tornou-se uma modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos Sidney 2000.
Com destaque no cenário mundial, o taekwondo brasileiro tem conquistado diversas medalhas em campeonatos mundiais, jogos pan-americanos e sul-americanos. As únicas medalhas olímpicas da modalidade foram obtidas por Natália Falavigna (bronze na Olimpíada de Beijing 2008) e Maicon Andrade (bronze na Olimpíada Rio 2016).
No cenário universitário, a Universidade Paulista – UNIP é atualmente a instituição que mais coleciona títulos na modalidade.
Em 2017, na cidade de Goiânia (GO), foi implementada a modalidade nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs. Nossa primeira participação rendeu diversas medalhas. Em 2018, a Liga de Lutas foi realizada em Goiânia (GO), onde conquistamos o bicampeonato da modalidade. Em 2019, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU realizou a Liga de Lutas na cidade de Brasília (DF), e mais uma vez nossos atletas conquistaram diversas medalhas e, ainda, o tricampeonato da modalidade na categoria masculina.
Passaram pela modalidade atletas de grande destaque que obtiveram importantes títulos para nossa instituição: Marcos Gonçalves (medalha de bronze na Universíade de Berkeley, EUA, em 2002); André Bília (atleta olímpico na Olimpíada Rio 2016 e medalha de prata na Universíade de Shenzhen, em 2011); Diogo Silva (atleta olímpico, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e medalha de ouro na Universíade de Belgrado, Sérvia, em 2009); Leandro Souza (bicampeão brasileiro universitário e campeão pan-americano universitário em São Paulo, em 2018); Leonardo Moraes (conquista do Prêmio da CBDU de Melhor Atleta da modalidade, tricampeão brasileiro universitário e vice-campeão mundial universitário nas Olimpíadas de Nanjing 2014); Natália Falavigna (atleta olímpica, medalha de bronze na Olimpíada Beijing 2008, medalha de prata na Universíade de Berkeley, EUA, em 2002, e medalha de ouro na Universíade de Belgrado, Sérvia, em 2009); Lívia Miranda (bicampeã brasileira universitária e atleta da Seleção Brasileira); Aaron Vargas (campeão brasileiro universitário em 2019 e conquistador do Prêmio Atlética UNIP 2019 como melhor da modalidade); e Carlos Isidoro (atleta das seleções brasileiras principal e universitária e medalha de bronze no mundial universitário em Valência, Espanha, em 2006).
Além dos atletas, destacamos o Mestre Carlos Negrão, que atuou na Seleção Brasileira participando de diversos campeonatos mundiais e olimpíadas universitárias. Carlos também foi responsável pela coordenação técnica da equipe da UNIP e o primeiro técnico brasileiro a participar de uma competição olímpica, nos Jogos Olímpicos Sidney 2000, além de ter participado dos Jogos Olímpicos Pequim 2008.