KARATE
O karate, além de ser excelente meio de autodefesa, também é um bom meio de exercício. Desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora, o condicionamento físico e ainda é reconhecido por seus valores terapêuticos.
Nos anos 1950, as universidades no Japão começaram a promover competições de karate. O primeiro campeonato mundial de karate foi realizado em 1970, em Tóquio, com a participação de 33 países. Desde então, os campeonatos mundiais têm sido promovidos de dois em dois anos.
Nos últimos anos, foram formuladas regras de combate simulado para se evitarem ferimentos graves, com o propósito de introduzir o caratê no grupo dos esportes competitivos.
Representando modalidade nova no calendário nacional universitário, a equipe de karate da UNIP é vitoriosa e conquistou resultados de grande destaque nos campeonatos estaduais e nacionais.
Em 2017, participou da Liga do Desporto Universitário de Lutas da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU, competição realizada no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP), em que nossos alunos conquistaram o título de campões gerais no masculino e feminino.
Em 2018, a Liga do Desporto Universitário de Lutas foi realizada em Goiânia (GO), e nossos alunos conquistaram o bicampeonato nos naipes masculino e feminino.
A CBDU realizou, em 2019, os JUBs Lutas na cidade de Brasília (DF), e a UNIP obteve o tricampeonato nos naipes masculino e feminino.
A modalidade também fez parte do quadro esportivo dos JUBs de Salvador em 2019, em que novamente a UNIP conquistou troféu de campeã geral nos dois naipes, com nossos atletas obtendo diversas medalhas.
Os destaques da equipe foram os alunos: Diego dos Santos Leal (medalha de bronze kata sênior); Edmilson Zanfurlin Lima (medalha de bronze kumite sênior 84kg); Lucas Silva (medalha de prata kumite sênior +84kg); Ana Beatriz (medalha de ouro kumite sênior -68kg); Karen Andrea Pontes (medalha de prata kumite sênior -55kg); Cindia Figueiredo (medalha de prata kumite sênior -61kg); e Matheus Henrique Oyan Domênico (medalha de ouro kumite sênior -75kg).
Também conquistamos a medalha de ouro por equipes, tanto no naipe feminino quanto no masculino.